Tô com CQC contra as drogas .
No reveillon, por menos que a gente queira , as superstições acabam aparecendo para que o ano novo traga sorte, saúde e prosperidade. Como diz o ditado espanhol – Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay-.
A professora Maria do Rosário Tavares de Lima é pesquisadora da cultura e falou sobre algumas das tradições mais comuns.
A preferida é o branco, influência de umbanda e candomblé. Muita gente vai à praia exclusivamente para homenagear Iemanjá. Outros costumam pular três ou sete ondas, números mágicos que trazem felicidade. Hoje em dia, muita gente já está misturando outras cores ao branco.
Amarelo – reperesenta o ouro
Verde- homenagem a natureza- prosperidade.
Azul- bonança e tranquilidade
Cores escuras como marrom, preto e triste e neutro cinza devem ser evitadas no reveillon.
Alimentos que não se deve comer na passagem do ano.
Devem ser evitadas as aves porque voam e a felicidade voará da sua casa junto com ela seja perú ou chester.
A professora Maria do Rosário comenta que existem muitas pessoas que dão risada de tudo isso, comem um belo chester ou perú e na primeira contrariedade inconscientemente pensam- deve ter sido o chester!
Para ter prosperidade
Louro- a tradição manda colocar uma folha de louro na carteira - chama dinheiro. Também no tempero da comida é bom colocar uma folha de louro no arroz. tem gente que faz isso o ano todo.
Romã - traz felicidade pela produção enorme de sementes. No primeiro dia do ano, coloque uma semente de romã, na primeira panela de arroz que se fizer e uma semente na carteira onde deverá ficar o ano todo sendo substituída no ano seguinte. Quando isso acontecer jogas a semente antiga na terra.
Um feliz 2014 repleto de saúde, paz e muito amor!
FONTE: Ana Maria Penteado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.