
Por ANTONIO MASCARENHAS
Dentre as atribuições dos vereadores que integram as egrégias câmaras municipais em todo o país, tidas como "a casa do povo", formulação de leis e fiscalização dos atos do executivo municipal. Partindo dessa premissa é que a população elege seus representantes para um período legislativo de quatro anos, conferindo poderes para, em seu nome, defendê-la e, mais que isso, materializar seus intentos.
Ocorre que isso nem sempre acontece e não é diferente em Santo Antonio de Jesus. Muitos vereadores, depois de eleitos, abandonam seus redutos e só aparecem em época de eleições. Por conta disso toda uma representatividade esperada acaba não existindo porque, infelizmente, a maioria dos edis passa a ter compromisso, apenas, consigo mesma.
Consubstanciado nessa realidade é que propomos uma enquete para que os internautas pudessem exprimir suas opiniões. Dentre as opções de respostas sugeridas, houve empate em 33, 33%. A população, com relação à postura da maioria dos vereadores de S.A.Jesus demonstrou que: 1- Interesses individuais dos edis preterem os de cunho coletivo; 2- A falta de qualificação por parte da maioria inibe a formulação de projetos; 3-A maioria dos vereadores não está preparada para representar as comunidades.
Respeitamos, evidentemente, as opiniões. Obviamente, mesmo que a atual legislatura não corresponda aos anseios da população, há, no seu seio da atual bancada, nomes que vem demonstrando esforços e que não se inserem nesse contexto. Por outro lado, convenhamos, é imperativo que mudem a postura, caso contrário, serão inapelavelmente julgados pela população nas eleições de 2016.
É sempre oportuno observar que, para que vereadores possam apresentar projetos na Câmara ou inferir nas instâncias municipal, estadual ou federal, é imperativo que tenham conhecimento mínimo das situações que gravitam ao redor. Muitos não comparecem aos eventos que discutem cultura, agricultura, esporte, educação, etc. Por conta desse alheamento, como exercer representação?. Aparecer, apenas, em eventos, convenhamos, é muito pouco e irrelevante. A população está atenta.fonte TVSAJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.