quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Campanha em Combate a Cegueira pelo Diabetes acontecerá em Stº Antônio de Jesus, amanhã (14)BLO

Tô com CQC contra as drogas .

Segundo dados do Ministério da Saúde, é estimado que no Brasil o diabetes já atinja entre 15 e 18 milhões de pessoas e 120 a 150 mil são cegos; a retinopatia diabética é a complicação mais grave do diabetes nos olhos.  Com a evolução desta, os vasos sanguíneos que nutrem a retina (fundo de olho) vão enfraquecendo progressivamente, deixando vazar o líquido ou sangue, além de infarto da retina.
O oftalmologista Dr. Mauro Dias em entrevista ao programa Levante a Voz da Rádio Andaiá FM, esclareceu alguns pontos sobre os assuntos, além de convidar a população a participar da Campanha em Combate a Cegueira pelo Diabetes. De acordo com ele, o diabetes não controlado pode causar a cegueira, “a diabetes acomete diversas partes do corpo humano como rins, veias, membros inferiores – podendo levar a amputações – e também acontece nos olhos, levando á cegueira”.
O dia 14 de novembro foi instituído como Dia Mundial de Combate a Cegueira pelo Diabetes, de acordo com o oftalmologista, para orgulho da Bahia, em Itabuna Rafael Andrade – também oftalmologista – iniciou uma campanha a cerca de nove anos atrás e a iniciativa tornou-se exemplo no Brasil e no mundo.
“Em Santo Antônio de Jesus não teremos uma campanha de igual dimensão, mas é feito uma avaliação de todo o paciente diabético. Ele chega e realiza um exame de glicemia em jejum. Para isso contamos com a participação do laboratório Brasil – inaugurado recentemente – e estamos tentando parceiras com outras clínicas para realização de outros exames. Nosso intuito é verificar algum tipo de lesão no paciente e a partir dai encaminhá-los para o tratamento”, esclareceu Mauro.
Agende-se:
  • Dia: 14 de novembro
  • Horário: 13 horas
  • Onde: Clínica Sensoria
    blogdovalente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mandem seus recados.