Tô com CQC contra as drogas .
As três médicas cubanas que vão trabalhar nos Postos de Saúde da Família (PSFs) de Santo Antônio de Jesus, através do Programa Mais Médicos, foram recebidas na noite de ontem (1º), sexta-feira, na sede da prefeitura, pelo prefeito Humberto Leite e a secretária de Saúde, Laurijane Mercês, entre outras autoridades municipais. As médicas fizeram questão de afirmar que não vão tomar o lugar de nenhum outro profissional'.
Segundo a secretária de Saúde, Laurijane Mercês, elas vão atuar na sede do município onde há carência do profissional. "A gente não pode demitir um médico que está atuando na zona rural, prestando serviço nas comunidades. Elas vieram para um local com carência de médico e vão trabalhar nos PSFs da Rádio Clube, Urbis I e Urbis II", garantiu a secretária.
Caridad Vega, uma das médicas cubanas, disse que o objetivo da chegada delas é contribuir para levar saúde as pessoas. "Estamos aqui para trabalhar como irmãos dos nossos colegas brasileiros, para ajudar a curar as pessoas e não brigar com ninguém. Não queremos tomar o lugar de ninguém, pois estamos aqui para ajudar. Temos experiência no trabalho comunitário, com as pessoas. Nos formamos em uma medicina avançada e social. Não importa se tem ou não dinheiro. Medicina de família e comunidade, vamos estar em contato com o doente, com a família", assegurou.
Além de Caridad Vega, outras duas médicas vão atuar em outros dois PSFs de Santo Antônio de Jesus. Caridad Herrera e Caridad Ísis. O prefeito Humberto Leite destacou que a responsabilidade do município é receber bem as profissionais. "Vamos acolhê-las da melhor maneira possível. Espero que a população também as receba bem, pois estão aqui para ajudar", afirmou. O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, vai bancar os R$ 10 mil de salário para as médicas, deixando a cargo da prefeitura a moradia e alimentação do profissional. A Bahia tem 264 municípios nessa condição, o maior número entre os Estados do país.
Os médicos no Brasil estão concentrados em grandes centros urbanos. Na Bahia não é diferente. Quarenta e dois por cento dos 11.487 mil médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, ou seja, cerca de 4,8 mil profissionais, estão concentrados em Salvador, cidade com 2,6 milhões de habitantes. Isso significa que mais de 12 milhões de pessoas que moram no interior do Estado estão assistidas com apenas 6,6 mil médicos que atendem à saúde pública. Isso contando hospitais e postos de saúde. Os dados são do Conselho Federal de Medicina (CFM) e se aproximam dos números do Ministério da Saúde (MS)
blog o valente / to com cqc / tv saj / mg noticias.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.