segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sessão especial na Câmara de Santo Antonio de Jesus debate o Novembro Azul

Tô com CQC contra as drogas .

Nesta segunda-feira (11) a partir das 19h, uma sessão especial na Câmara de Vereadores, vai debater o câncer de próstata. O Novembro Azul é o mote da campanha contra a doença e alerta para a importância da prevenção através do exame do toque. Segundo o médico e vereador Francisco Freire, profissionais da área de saúde estarão na sessão explicando sobre a prevenção, os riscos da doença e a importância do exame precoce. “Os médicos Jackson Oliveira, Leonel Cafazeiro e João Neiva vão tirar as dúvidas dos homens e debaterão sobre a importância do exame. O Câncer é a doença que mais mata no mundo depois das doenças do coração. O exame é importante e deve ser feito”, alertou. Depois da sessão especial sobre o Outubro Rosa, que alertou as mulheres sobre o câncer de mama, agora é o Novembro Azul, que chama a atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata. O Homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta. De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. O dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. 
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). “O homem deve começar a se preocupar a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo ele procurar o médico mais estará se prevenindo contra a doença”, orientou o médico Francisco Freire. 
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. (CamaraSAJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mandem seus recados.