Tô com CQC contra as drogas
A prefeitura de Santo Antônio de Jesus em parceria com Secretaria de Saúde do município, em mais uma ação da nova gestão do prefeito Dr. Humberto Leite, implantaram desde outubro de 2013, um projeto que vai favorecer a vida das pessoas e levar aos necessitados um atendimento de Fisioterapia, nas Unidades de Saúde da Família da zona rural do município.
Fazem parte deste projeto 04 Unidades de Saúde da Família (USF) distribuídas na zona rural, são elas: USF do Cocão, USF Esperança, USF Boa Vista e USF Alto do Morro.
O atendimento domiciliar de fisioterapia para as pessoas que se encontram “acamadas” por algum tipo de trauma, tem início com um levantamento à partir do trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde, em seguida, é agendada uma visita ao domicílio onde é feita uma avaliação do paciente pelos fisioterapeutas. Assim, os pacientes são cadastrados e começa os acompanhamentos, cada acompanhamento é feito de acordo com a necessidade do paciente. Prestar o atendimento fisioterápico é um processo que envolve toda a equipe da coordenação das UFS (Unidade de Saúde da Família).
De segunda-feira à quinta-feira, são realizados os atendimentos na zona rural. À equipe de Fisioterapia tem mais novidades, além dos motoristas, dos fisioterapeutas, do coordenador da USF, foi agregada à equipe uma Assistente Social que vai relatar de perto as dificuldades, os problemas enfrentados pelos pacientes e familiares, ver a necessidade para a distribuição de fraldas geriátricas e de medicamentos de alto custo.
A equipe de fisioterapia realiza o atendimento de acordo com a necessidade do paciente, essa acessibilidade traz aos familiares um conforto, por ter esse tipo de atendimento em seu domicílio.
Como Seu Júlio, pai de Jurandir Santos de Jesus paciente do projeto de Fisioterapia, morador das proximidades do Cocão, nos relatou em uma visita realizada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde, sobre à equipe: “Todos eles são pessoas que Deus colocou no nosso caminho, são todos bem vindos e agente fica esperando chegar o dia de atendimento do meu filho. Ele, depois que começou o acompanhamento da fisioterapia está mais feliz porque sente menos dores no corpo e gosta do pessoal todo”.
“Eu gosto muito do atendimento, gosto de toda a equipe sinto melhoras no meu corpo”, diz Jurandir.
Na mesma visita conhecemos Gilson dos Santos Oliveira e seus familiares, moradores das proximidades da Boa Vista, ele apresenta maiores dificuldades, e sem poder responder com palavras, conversamos com a mãe dele, a Dona Maria dos Santos Oliveira (Dona Lia) que nos relatou sua opinião sobre o atendimento de fisioterapia: “Eu adoro a visita da equipe, vejo melhorias no caso de Gilson e fico muito ansiosa e feliz em ter esse atendimento aqui, na minha casa, é muito difícil o transporte dele até a cidade e com pessoas maravilhosas aqui é melhor e são todos ótimos profissionais, que deus abençoes todos”.
Melhorar a vida das pessoas com um serviço de saúde que chegue ao cidadão é mais uma meta do Planejamento da Secretaria de Saúde para 2014. A secretária Laurijane Mercês comemora essa vitória e ressalta que há muito trabalho a ser feito e novos serviços ainda vão ser implantados. (Ascom Saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.