professorpiropo@gmail.com
A sessão especial da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus de segunda-feira (6) foi dedicada à conscientização do exame de prevenção do câncer de mama, proposto pelo vereador Francisco Freire, autor da sessão especial e do projeto que instituiu o Dia do Outubro Rosa n o município. “A Câmara mostrou sabedoria ao realizar esta palestra sobre a prevenção do câncer de mama. A Câmara tem tratado de assuntos relevantes à sociedade. Como médico oriento as mulheres que procurem o mastologista, faça o autoexame para diagnosticar a doença logo no início. Que nossa saúde seja melhor para o município”, justificou o parlamentar. Durante a sessão, presidida pelo vereador Francisco Freire, os médicos Luciano Ramos e João Neiva abordaram o tema durante palestra e ressaltaram a importância da Campanha Outubro Rosa, que visa, justamente, orientar as mulheres para a necessidade de fazerem o autoexame em casa e os exames médicos de rotina, a exemplo da mamografia, como forma de prevenção da doença. Presentes na sessão, as integrantes do Instituto Amigas do Peito, que destacaram a campanha que ocorre a nível mundial e elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal, que aderiu a proposta, se dedicando a discutir o tema, com a realização da segunda sessão especial.
Um dos palestrantes, o oncologista João Neiva, explicou que o câncer na mama é a doença que mata mais mulheres no mundo. “Para conscientizar e encorajar as mulheres é que aderimos a essa campanha que salva vidas”, afirmou. O médico discorreu sobre a importância da campanha e apresentou dados sobre a incidência da doença no Brasil e no mundo, além da prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Há uma preocupação grande por conta dos números alarmantes que têm afetado mulheres em todo o País. “A prevenção é o principal foco. Com a prevenção a gente gasta menos e atinge uma população em maior número. Quando se diagnostica precocemente a doença, a chance de cura é maior. Há uma mobilização do poder público para trazer o tratamento do câncer de mama para a cidade através do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma reivindicação antiga”, salientou o oncologista.
ATO DE SE TOCAR AJUDA NA PREVENÇÃO DA DOENÇA - O mastologista Luciano Ramos reforçou a importância da prevenção contra o índice de morte por câncer de mama. Segundo ele, cuidar da saúde é um trabalho do ano inteiro. “Lidar com o câncer é muito difícil. A pessoa tem que encontrar um apoio muito grande do seu médico e da sua família. O câncer tem tratamento e cura. Toda vez que uma mulher sente na sua mama qualquer alteração, o “famoso caroço”, uma sensação diferente na sua glândula mamária, deve ser imediatamente investigada. Não é que todo nódulo, ou toda imagem que a gente enxergue em um exame de mamografia ou num ultrassom, seja um câncer, mas isso deve ser obrigatoriamente investigado”, alertou.
O médico salientou que o câncer como um todo é uma doença degenerativa e é mais comum nas pessoas com mais idade. “O câncer de mama é mais incidente nas pessoas com mais idades, mas os jovens, mesmo a partir dos 35 anos, pode desenvolver a doença, embora seja raro”, disse o mastologista Luciano Ramos. De acordo com ele, a mulher deve fazer o autoexame mensalmente e a mamografia, que é o principal exame para a prevenção do câncer de mama, uma vez por ano. “O ato de se cuidar e se tocar gera um benefício para a pessoa. Vale lembrar que nem todo nódulo na mama é um câncer. A maioria dos caroços que os mastologistas encontram na mama da mulher é de origem benignas, mas todo caroço, anomalia ou mancha na mama devem ser investigados até que seja detectado se é benigno ou maligno”, orientou.
O nódulo que pode ocasionar o câncer de mama não dói e vai crescendo ao longo do tempo. “O paciente com câncer recebe total assistência em todos os estádios da doença. Para prevenir, o correto é ter uma alimentação saudável, praticar uma atividade física e o autoexame”, salientou o médico. Luciano Ramos explicou que o câncer é uma doença degenerativa. “Quanto mais vamos envelhecendo, maior a probabilidade de termos qualquer tipo de câncer”, informou.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Có, definiu o projeto aprovado pela Câmara ano passado como pedagógica, uma vez que conscientiza todas as mulheres para fazerem seus exames. “Foi mais uma sessão proveitosa com esclarecimentos sobre a importância da prevenção. É uma oportunidade de divulgar, conscientizar as pessoas e sensibilizar, não só as mulheres, mas toda a sociedade para a prevenção do câncer de mama”, ressaltou.
PREVENÇÃO
Segundo dados da organização Mundial de Saúde ( OMS ). O câncer de mama é um das principais causas de morte em mulheres. A detecção precoce do câncer de mama é a forma mais eficiente de reduzir a taxa de mortalidade. Entre os métodos existentes, os mais eficazes são o exame clínico da mama e a mamografia, que é o tipo de radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas, ainda não detectáveis ao exame clínico.
Fique atento aos sintomas. Quando o câncer é detectado precocemente pode ser tratado com grandes chances de cura. A forma mais fácil de fazer o teste é através da observação visual de lesões suspeitas seguida da palpação. São procedimentos fáceis, de baixo custo e com um mínimo de desconforto. O exame visual de alterações de textura e coloração da pele, mucosa oral, retina e colo uterino é um exemplo de como se pode buscar alterações sugestivas de uma lesão pré-maligna.
A palpação também é particularmente útil, fácil de se fazer e barata para detectar precocemente nódulos de mama, próstata aumentada ou linfonodos alterados. Outros tipos de testes são feitos para se detectar precocemente. São testes de imagem como raios-X, ecografias ou testes laboratoriais, como testes de sangue e urina.
Só a mamografia é capaz de detectar tumores ainda em fase inicial, isto é, quando eles são menores de 1 centímetro, pequenos demais para serem percebidos na palpação. Quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura. O câncer de mama é um tumor extremamente prevalente entre as mulheres.
Cristina Pita/Ascom CâmaraSAJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.