De acordo com Drº Givandro Cardoso, tudo ocorreu dentro do programado mesmo com a demora nas filas. “A logística programada e projetada pela justiça eleitoral funcionou. Eu posso dizer que funcionou satisfatoriamente, não funcionou melhor porque a resposta do voto pela biometria retardou um pouco o voto de cada eleitor e por isso algumas seções tiveram que fazer o encerramento após as 17hs, mas não teve qualquer intercorrência, não teve qualquer anormalidade, não teve qualquer interrupção, apenas três ou quatro urnas tiveram que ser substituídas, mas isso não interferiu no resultado exitoso do processo de votação e apuração”, comentou satisfeito.
Atrasos na leitura biométrica:
A reclamação geral dos eleitores de algumas seções da 56ª zona eleitoral foi a demora nas filas e as falhas na leitura biométrica, quanto a isso, o juiz eleitoral disse que vai enviar uma relatório. “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE); colocou no estado da Bahia 11 zonas apenas como pilotos para que testasse o processo da biometria, possivelmente para que no próximo pleito seja estendido, não só em todo estado, mas em todo o Brasil. Mas o que nós registramos evidentemente foram duas coisas, o primeiro lugar, a identificação através da digital ela não é tão rápida quanto se imaginava, e segundo, a seção eleitoral com mais de 300 pessoas é problemática, estou convencido e vou enviar um relatório para o corregedor e para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sugerindo inclusive que as seções eleitorais não ultrapasse 300 pessoas, principalmente no interior”, salientou.
Drº Givandro ainda cutucou o plano adotado pelo gabinete do TSE e TRE, sem conhecimento prático. “O TRE não levou em conta que nessa eleição são cinco votos, esse é um ponto que merece uma atenção maior do o pessoal de gabinete que estão lá em Brasília e não conhece essa dinâmica de quem está na planície, que conhece essa realidade”, pontuou.
Situação dos mesários convocados:
Apesar da resistência de alguns mesários apontada no início, Drº Givandro informou que não houve faltas expressivas, mas alertou que os que faltaram serão penalizados. “Os faltosos serão penalizados, nenhuma seção deixou de funcionar, apesar de resistirem inicialmente, cumpriram com a cidadania o comparecimento foi expressivo”, disse.
Material de campanha:
O juiz informou ainda que a justiça eleitoral fiscalizou os crimes eleitorais, e que os flagras serão enviados ao Ministério Público. “Agora no domingo houve certo abuso, não sei de quem partiu, sujaram de mais um número impressionante, quem for identificado será punido, enviarei ao Ministério Público que irá aferir se vai justificar ou indicar uma ação penal”, explicou. fonte:blogdovalente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.