Os estudantes que estão na expectativa do Financiamento Estudantil (Fies) podem comemorar. Isso porque as inscrições para firmar novos contratos começam nesta segunda-feira (23) e vão até 30 de abril.
Mas, atenção: novas regras instituídas pelo Ministério de Educação (MEC) em novembro de 2014 dificultam um pouco mais o processo.
Uma das principais mudanças é a exigência de pontuação mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ter direito ao benefício. Regra essa que só começa a valer no dia 30 de março.
Outra mudança é que os alunos não poderão acumular a bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o financiamento em cursos diferentes. A complementação do valor, entretanto, continua sendo permitida.
Como se inscrever:
As inscrições para o Fies podem ser feitas por meio do site do financiamento, oSisfies. Lá, os estudantes devem informar dados pessoais, CPF, e-mail, além de informações sobre renda familiar.
Depois, ele escolhe a instituição e o curso desejados com mais detalhes, como mensalidade, duração e o percentual a ser financiado pelo programa. O Fies pode financiar até 100% do valor do curso superior.
Em seguida, o sistema apresenta um simulador de financiamento. Então, o estudante vai informar a instituição bancária que vai contratar o financiamento – que poderá ser a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. O próximo passo é ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, que fica na instituição de ensino superior, levando a documentação que comprove todos os dados que foram informados durante o cadastro no SisFies. O candidato tem um prazo de dez dias para fazer essa comprovação de informações.
VN/blogdenoticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.