Municípios da região do Recôncavo baiano, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul baiano terão um projeto voltado para o setor industrial. A ação, que busca fortalecer as micro e pequenas indústrias locais, conta com o apoio de parceiros do Sebrae, como a Superintendência de Desenvolvimento da Indústria e Comércio do Estado da Bahia (Sudic), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e Câmara de Dirigentes Lojistas de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Valença.
A primeira reunião para o desenvolvimento do projeto aconteceu na terça-feira, 24, na sede do Sebrae Santo Antônio de Jesus, e reuniu representantes das instituições parceiras. O projeto tem como objetivo aperfeiçoar os processos gerenciais e tecnológicos nos empreendimentos industriais; prospectar e acessar novos mercados, inclusive o de compras governamentais; desenvolver a capacidade de inovação e acesso a tecnologia; e aperfeiçoar os processos logísticos e de distribuição. “O projeto também irá trabalhar o desenvolvimento tecnológico, a gestão empresarial e comercial da região”, completou o gerente regional do Sebrae Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira.
Como parceiro da iniciativa, o presidente da CDL de Cruz das Almas, José Carlos Moura, destacou a importância da valorização da indústria da região. “Nós vamos fazer o que for possível para o desenvolvimento das nossas indústrias, pois quando esse setor vai bem, o comércio também vai. Além disso, é uma forma de gerar emprego e renda”, disse.
De acordo com Karla Barros, gestora do Projeto da Indústria Setorial do Sebrae Santo Antônio de Jesus, a ação será implementada durante o período de 2015 a 2018. “Os empreendimentos serão qualificados dentro de cada cadeia produtiva, o que irá contribuir para a melhoria dos níveis de renda e para o desenvolvimento das microrregiões, priorizando o encadeamento produtivo”, explicou a gestora.
Representando a Sudic, a gerente regional da instituição, Conceição Barreto, também participou do encontro. “Tudo que visa o desenvolvimento econômico de uma região é positivo. Como grande fomentadora da atividade comercial e industrial, a Sudic tem a responsabilidade de apoiar essa ação, pois é uma grande oportunidade para o empresário”.
“O projeto também visa atender o microempreendedor individual de uma forma coletiva, gerando mais mão de obra na região”, frisou Marcus Augusto Souza, diretor executivo do Sindtabaco, entidade vinculada à Fieb. A próxima reunião será realizada em março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mandem seus recados.