terça-feira, 2 de dezembro de 2014

2º Turno da Eleição do CROBA-Conselho Regional de Odontologia da Bahia acontecerá no dia 11 de dezembro

O 2º turno da eleição para renovação do plenário do Conselho Regional de Odontologia da Bahia – CROBA, será realizada no dia 11 de dezembro. Nesse pleito será eleito(a) o(a) presidente da instituição para o próximo biênio, bem como os demais membros que comporão o plenário. A Chapa 2, encabeçada pela Doutora Viviane Dourado e que tem como slogan Renovar para Mudar foi a vencedora do 1º turno. O CROBA, que é uma Autarquia Pública Federal, por Lei tem a função de fiscalizar seus inscritos, tanto os cirurgiões dentistas quanto os técnicos em prótese dentária, auxiliares e técnicos de saúde bucal, no que tange ao exercício da profissão que deve ser pautado na ética.  Os gestores eleitos devem zelar pelo fiel cumprimento das funções do Regional e administrá-lo de acordo com os princípios que regem a Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, dentre outros. “No fim do ano se encerra a gestão do atual presidente, que já está no seu segundo mandato, compõe e apoia a Chapa da situação, que representa o continuísmo de uma gestão que foi indiferente para a categoria. O CROBA tem o dever de divulgar para a classe todas as informações sobre a eleição, tanto na capital quanto no interior, coisa que, infelizmente, não estamos vendo acontecer. A divulgação oficial está sendo bastante tímida, beirando a intencionalidade, não alcançando a nossa categoria, haja vista a presença abaixo do quórum o que estendeu o processo para um 2º turno, mesmo tendo apenas 2 chapas disputando”, diz a candidata a presidente pela Chapa 2, Doutora Viviane Dourado.

  1. Diante dessa ineficiência e morosidade, os profissionais que residem e atuam no interior e que devem votar por correspondência, podem ser os maiores prejudicados, pois os kits eleitorais que deveriam ser encaminhados pelo CROBA para todos os dentistas correm sério risco de não chegarem a tempo. A ausência dos kits causa a impossibilidade de voto para os inscritos caso os mesmos não sejam devolvidos através dos Correios em tempo hábil para chegar antes do dia da eleição. Isso inclusive foi um outro motivo que concorreu para o quórum insuficiente. Tal atraso pode ser minimizado através da impressão do kit eleitoraldiretamente a partir do site do Conselho(www.croba.org.br), e enviado IMEDIATAMENTE para a sede do Regional, através dos Correios. É preciso deixar claro que as correspondências com fins eleitorais devem ser recebidas na capital no prazo máximo do dia 11/12/14 (data da eleição), para que os votos possam ser computados. “Colegas que estarão em Salvador, Feira de Santana ou Vitória da Conquista nessa data, devem votar presencialmente”, disse Aislan Rocha também integrante da Chapa 2 e Assessor de Comunicação. 
Como votar: 
  1. Em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista:
  2. No dia 11/12/2014 procure uma das mesas receptoras e deposite seu voto presencialmente: se estiver em Salvador, na sede do CROBA(Canela) e na ABO(Itaigara); se estiver em Vitória da Conquista ou em Feira de Santana, nas respectivas delegacias do CROBA.
  3. Nos demais municípios baianos:
  4.  O dentista deve imprimir imediatamente seu kit eleitoral disponível no site do CROBA (www.croba.org.br). Observe as instruções, siga o passo a passo e envie o mais rápido possível para a sede do Regional para que seu voto seja computado. É preciso que chegue na sede até o dia 11/12/2014, portanto deve ser enviado o quanto antes.
Principais propostas da Chapa 2:
  1. 1) Lutaremos para que toda Equipe de Saúde da Família tenha uma Equipe de Saúde Bucal
  2. 2) Permitiremos uma promissora interação e promoveremos o fortalecimento do Sindicato dos Odontologistas da Bahia para sermos parceiros na busca pela valorização salarial da classe odontológica e na garantia de seus direitos trabalhistas.
  3. 3) Retomaremos o combate às operadoras de planos odontológicos que praticam tabelas aviltantes
  4. 4) Faremos um CROBA para @s 8000 dentistas ao invés de privilegiar 10 conselheiros.
  5. 5) Abriremos a caixa preta do CROBA promovendo transparência na gestão
  6. 6) Manteremos fiscalização efetiva e permanente contra o exercício ilegal da profissão e uso indevido de material odontológico por profissionais não capacitados.
  7. 7) Valorizaremos @s dentistas do interior com promoção de cursos, inclusive para o pessoal de apoio.
  8. 8) Criaremos uma Assessoria Parlamentar com o intuito de encaminhar projetos de interesse odontológico para serem submetidos às câmaras legislativas nas 3 esferas de poder.
  9. 9) Pressionaremos a Assembleia Legislativa para criação do piso odontológico no Estado da Bahia.
  10. 10) Resgataremos a importância das várias comissões do CROBA que foram paralisadas pela atual gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mandem seus recados.